O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Palmas, Heguel Albuquerque participou, na manhã desta quinta-feira, 30, de audiência pública de Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Saúde, na Câmara Municipal de Palmas, e aproveitou a oportunidade para reforçar cobrança sobre demandas dos servidores da pasta.
Albuquerque relatou que apesar de os números da prestação de contas não indicarem, a situação de insegurança nas unidades de saúde é um problema recorrente e que existe escassez de profissionais assistentes administrativos nas recepções das unidades de saúde, “fato que tem exposto o servidor a condições de sofrimento e adoecimento, situações estas que não devem acontecer com quem trabalha especificamente com saúde”.
O presidente ressaltou ainda que nas equipes de saúde de família faltam Agentes Comunitários de Saúde para atender a demanda, assim como faltam Agentes de Combate às Endemias no Centro de Controle de Zoonoses, fatos estes que além de repercutiram negativamente na qualidade do serviço ofertados no Sistema Único de Saúde (SUS), expõe aqueles trabalhadores que já estão laborando a sobrecarga de serviço e condições de estresse, e “pediu maior atenção dass autoridades presentes”, vereadores e representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública.
Outra cobrança de Albuquerque foi à equiparação salarial dos profissionais de nível superior da saúde, demanda esta que já é antiga dessa categoria. “Não tem observado empenho da gestão em atender esse anseio e que tem se preocupado com o aumento de pagamento de bolsas conforme visualizado semanalmente no Diário Oficial de Palmas”, disse. Também foi solicitado que a Secretaria apresente o impacto do pagamento das bolsas na Mesa de Negociação do SUS para que seja analisado se existe comprometimento em atender outras demandas das categorias, embora o Sindicato não seja contra a disponibilização das bolsas, o aumento da oferta das mesmas é preocupante.
Quanto à situação apontada nas unidades de saúde, os vereadores se manifestaram informando que irão visitar esses postos de trabalho para averiguar as condições de trabalho. O Sisemp se colocou à disposição para contribuir para um SUS com profissionais cada vez mais valorizados e, conseqüentemente, mais estruturado em todos os âmbitos.
22 de Novembro de 2024 às 09:11