Com a saúde do servidor em foco, o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Palmas (Sisemp), Heguel Albuquerque, participou da Audiência Pública sobre políticas públicas de saúde mental promovida pela Câmara Municipal de Vereadores nesta segunda-feira, 11. Na ocasião Albuquerque solicitou maior atenção à saúde mental do servidor municipal.
A Audiência discutiu as demandas e avanços necessários nas Políticas de Saúde Mental no âmbito Municipal. Participaram do evento representantes de diversos órgãos e entidades como Defensoria Pública, Conselho Regional de Psicologia, Secretaria de Cidadania e Justiça, Policia Civil, dentre outros.
Ao falar, representando os servidores municipais, Albuquerque lembrou a necessidade da implementação da política de saúde do trabalhador, esta, diretamente ligada à saúde mental.
“A Saúde mental também é afetada pelas condições de trabalho, nós temos uma precarização das condições de trabalho que afetam a saúde mental do servidor”, disse, ao cobrar a estruturação do núcleo de saúde do trabalhador. “Precisamos analisar a estrutura de como está composta a equipe do núcleo de saúde do trabalhador. Ela não tem condições de acompanhar e monitorar a saúde ocupacional de um universo de 10 mil servidores. Para que chegue antes, precisamos ser proativos, então nós pedimos o apoio para que sejam elaboradas políticas para propor melhorias nas condições de trabalho, para que a gente possa intervir antes do problema começar”.
Como proposta final da Audiência, será montado um grupo de trabalho para realização de ações concretas na área.