O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o acumulado de 2019 do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que ficou em 4,48%. O índice determina o reajuste mínimo da data-base dos servidores municipais, que conforme a Lei, deve ser pago na folha de janeiro.
O INPC é um dos indicadores utilizados para acompanhar a evolução dos preços repassados aos consumidores de vários setores da economia. Sua criação aconteceu em 1979, diante do desafio de ter uma medida confiável sobre o custo de vida para as pessoas.
O índice é medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é acompanhado mensalmente. No geral, funciona de maneira semelhante ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Enquanto esse verifica até 40 salários mínimos, o INPC hoje faz um recorte de até 5 salários mínimos.
A coleta acontece do 1º ao último dia de cada mês e é feita em estabelecimentos comerciais e empresas públicas e privadas de todo o país. Os valores de impacto na população de renda menor têm peso ampliado, como é o caso de alimentos ou do gás de cozinha.