Tendo em vista os riscos de contágio que os servidores municipais da rede pública de saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia por Coronavírus (Covid 19) correm diariamente, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp) notificou a Prefeitura de Palmas para que seja efetuado o aumento do adicional de insalubridade para o grau máximo de 40% para estes servidores, enquanto a pandemia perdurar. A notificação foi enviada na segunda-feira, 04.
No documento, o Sisemp ressalta os riscos de contágio que os servidores da saúde e seus familiares estão sujeitos e destaca que já há contaminação constatada e até mesmo óbito de trabalhadores da saúde pelo novo coronavírus . Assim, “o adicional de insalubridade não cobre o dano a que o trabalhador venha suportar em caso de contaminação ou infecção, mas compensa e ameniza a possibilidade do dano”.
O Presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque, ressalta que outros Estados e Municípios já adotaram a medida "que é o reconhecimento pelos esforços redobrados e riscos que estes servidores estão enfrentando diariamente em prol da saúde pública".