O Sindicato dos Servidores Municipais de Palmas (Sisemp) tem buscado acompanhar como ocorre a aplicação e distribuição da vacina da Covid 19 junto aos servidores municipais da saúde de Palmas. O objetivo é assegurar que os critérios de prioridade estejam sendo obedecidos para que aqueles que realmente estão na linha de frente do atendimento possam ser imunizados.
Neste sentido, além de ter solicitado informações em reunião com equipe profissional da Secretaria Municipal de Saúde, o presidente do Sindicato, Heguel Albuquerque participou de reunião online, na segunda-feira, 25, para mais informações sobre a vacinação na Capital. Também participaram da reunião representantes do Conselho Municipal de Saúde, da Defensoria Pública Estadual, do Ministério Público Estatual e outras entidades sindicais.
Dentre as questões abordadas na ocasião estão, o quantitativo de doses de vacina e distribuição em cada etapa, municípios e unidades de saúde contempladas e a lista dos profissionais contemplados com a primeira remessa de doses.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde foi enviado ofício aos hospitais públicos e privados para o envio da lista nominal dos profissionais de saúde, priorizando as categorias profissionais e funções da assistência direta ao paciente, priorizando as alas e leitos Covid de cada instituição, a fim de conseguir organizar e priorizar os 34% dos profissionais de saúde da linha de frente, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas de UTI, leitos clínicos e leitos de estabilização para manutenção da força de trabalho.
Na rede municipal de saúde também foi feito o mesmo critério. Setores prioritários:
Setores exclusivos de atendimento ao COVID-19:
Unidades de internação hospitalar (clínico e privado); Pronto Socorro; Unidades de Pronto atendimento; Serviços de remoção de pacientes (SAMU e serviço estadual); Unidades Sentinelas na atenção primária, Unidades de Saúde; laboratório (coleta e preparo das amostras de swab); Serviços de radiologia dentro das unidades de urgência e emergência e hospitalar
Para efeito de nível de exposição são considerados:
1. Continuado: profissionais ou trabalhadores de saúde que atuam no cuidado direto ao paciente, exposto a COVID-19 em unidades de referência ou unidades que atendam síndromes gripais;
2. Intermitente: profissionais ou trabalhadores de saúde que atuam no cuidado direto ao paciente, exposto a COVID-19 de forma não continuada em unidades de referência ou unidades que atendam síndromes gripais.
O presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque, abordou a equipe da Secretaria de Saúde sobrea importância de ter a inclusão dos Agentes Comunitários de Saúde que estão realizando atividades nos Centros de Saúde da Comunidade (CSC), bem como análise para inclusão, assim que possível dos profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), uma vez que estes profissionais estão em atividade desde o princípio da pandemia com atendimento ao público.
Outro fator abordado pelo presidente sindical foi o quanto seria importante se a prefeitura dispusesse de um Programa de Saúde Ocupacional implantado neste momento de pandemia, uma vez que o programa já teria as classificações de riscos setoriais, podendo contribuir com a transparência e escolha dos locais prioritários.
"Solicitamos providências do Poder Público para que o referido programa seja implantado" afirmou Albuquerque, ao questionar se a rotina de execução do Plano de Vacinação está acompanhada por profissionais da área da Saúde do Trabalhador, o que poderia colaborar no processo de análise nos ambientes de trabalho para inclusão ou exclusão de grupos prioritários para vacinação. Por fim, o presidente parabenizou os esforços das equipes pelo trabalho de imunização dos servidores.