Em ofício enviado à Prefeitura Municipal de Palmas, nesta segunda-feira 24, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp) solicitou a aplicação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no reajuste anual da data-base, que deve ser realizado em janeiro, conforme a Lei a Lei sob nº. 2.105 de 31 de dezembro de 2014.
O INPC é calculado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – (IBGE) que divulgou, no dia 11 de janeiro que o índice acumulado dos últimos 12 meses é de 10,16%, devendo ser esse o valor mínimo a ser pago em relação ao reajuste anual dos servidores, a data-base.
O pagamento da data-base no índice mínimo que é o INPC é fundamental para manter o poder de compra do servidor, uma vez que o mesmo não significa um aumento salarial, mas sim a reposição da inflação do último ano. “Acreditamos no compromisso da gestão municipal em pagar a data-base do servidor, na folha de janeiro, conforme a regulamentação legal vigente” ressalta o presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque.